Área experimental da Raks permite análise de sensores e testes de manejo de irrigação

Desde o final de 2022, a Raks Tecnologia Agrícola possui um uma área experimental para testar novas formas de manejo de irrigação e analisar os sensores de umidade de solo em uma situação real de campo. O espaço, que fica localizado no Tecnosinos, em São Leopoldo, permite levar a melhor recomendação de manejo possível para o produtor. Para tal, a Raks conta com uma equipe de engenheiros agrônomos que estão sempre buscando o aprimoramento das recomendações de irrigação, baseados nas especificidades dos diferentes cultivos e solos.

Criada com o objetivo de compreender as peculiaridades de cada um desses cultivos, a área experimental teve seu primeiro teste realizado no final do ano passado, com a semeadura da cultura do milho (Zea mays) e a utilização de irrigação via gotejamento. Segundo o engenheiro agrônomo da Raks, Henrique Dalanhol, o método de sensoriamento utilizado resultou numa boa produtividade do milho. “Para termos uma ideia, a produtividade média nacional para o cultivo de milho é de 5.443 kg/ha (fonte: Conab – Safra 21/22). Já a área experimental obteve como resultado, uma produtividade 74,9% acima da média nacional”, explica Dalanhol.

Confira abaixo como iniciou o processo realizado pelo time de P&D Agronômico da Raks para entender a área experimental: 

– No final de 2022, a área passou pela correção e adubação e em janeiro de 2023 foi realizada a semeadura do milho.

– A instalação dos sensores Raks de umidade do solo auxilia na decisão do melhor momento de aplicação de ureia.

– A cultura foi acompanhada diariamente pelo time de especialistas, além do uso da tecnologia de medição de umidade do solo Raks para a melhor tomada de decisão.

No final do ciclo, foi realizada a colheita e espigas de milho, que foram distribuídas para a comunidade.

A Raks atende atualmente clientes de 19 culturas. Neste sentido, ter uma área experimental permite que o time de P&D Agronômico consiga replicar situações de lavoura, com objetivo de conhecer as características dos diversos cenários atendidos.

Instituições de referência em pesquisa

A área experimental se soma ao leque de iniciativas científicas do departamento de P&D Agronômico da Raks, que realiza diversas ações com instituições de referência no departamento agrícola. Recentemente a tecnologia de manejo da irrigação foi foco de uma pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), analisando dados de diferentes cultivares de soja durante a Safra de Verão 2022/23.

Fotos da área experimental da Universidade de Santa Maria em Cachoeira do Sul (RS)

Outra iniciativa é realizada em parceria com a Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina no cultivo de maracujá, cuja visão dos especialistas pode ser acompanhada no depoimento abaixo.

A Raks acredita no poder da ciência e da metodologia na busca por resultados práticos em campo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima