Com o objetivo de apresentar a tecnologia da Raks de monitoramento de umidade do solo para manejo da irrigação, a Ceo da Raks, Fabiane Kuhn, participou de três agendas em Brasília. A primeira foi realizada no dia 18 de setembro na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Na oportunidade, Fabiane se reuniu com o time técnico da ANA para falar sobre inserção de tecnologias no agronegócio brasileiro.
Na segunda agenda, realizada no dia 19 de fevereiro, Fabiane e o conselheiro da Raks, Ricardo Giannini, conversaram com a Secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura e Pecuária, Renata Miranda, o Coordenador geral de Irrigação e Conservação de Solo e Água, Gustavo Goretti e o Coordenador Geral de Articulação para Inovação, Cesar Teles. Na ocasião, eles apresentaram o Sistema Inteligente para Manejo da Irrigação para a secretária e seu time técnico.
Fabiane ressaltou a oportunidade de conversar com o poder público sobre a agricultura brasileira, seus desafios e tecnologias. “Esse mercado é encantador, movimenta o país e possui uma das missões mais nobres: alimentar o mundo.”
Já a terceira agenda ocorreu na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Na ocasião, Fabiane e Gianinni conversaram sobre a tecnologia da Raks para monitoramento de umidade do solo e manejo da irrigação. O projeto, que foi um dos selecionados nas duas últimas edições do Edital ABDI Agro 4.0, traz tecnologias inovadoras para racionalizar o manejo da irrigação, aumentando a adesão de agricultores às tecnologias na irrigação e promovendo uma produção mais eficiente e sustentável.
Dentro do escopo dos Editais, a Raks trabalhou com manejo da irrigação em grãos com pivô central no oeste baiano e na irrigação de café com gotejo no sudeste brasileiro. Ambos os cenários demonstraram como a tecnologia pode ser uma grande aliada dos produtores.
Fabiane destaca que foi incrível compartilhar os resultados do Edital, conversar sobre planos futuros, e poder olhar para trás com o sentimento de dever cumprido. “Foi ótimo conhecer a estrutura e as pessoas que estamos trabalhando desde 2020 em dois editais. Conseguimos ajudar os produtores a ter mais alimentos, com menos recursos, oferecendo economia em energia elétrica, no uso eficiente de água e aumento na produção”.
Confira abaixo o vídeo da ABDI Agro 4.0 – Tecnologia e inovação no campo, onde o case da Raks é destaque: